Com seu gosto minucioso pelo método - o mesmo que a fazia quando aluna copiar com letra perfeita os pontos da aula sem compreendê-los - com seu gosto pelo método, agora reassumido, planejava arrumar a casa antes que a empregada saísse de folga para que, uma vez Maria na rua, ela não precisasse fazer mais nada, senão 1) calamente vestir-se; 2) esperar Armando já prontaç 3) o terceiro o que era?
Em moda verdadeiramente pós-moderna, Clarice dá uma poderosa acusação do status quo. A primeira vista parece que ela só critique a cultura machista, mas acho que exista uma crítica mais profunda. As obras de Clarice mostram que antes de se preocupar tanto com método, é essencial ser enraizado numa ontologia que relfete as realidades do mundo. A crise existencial acontece quando percebemos que estamos seguindo um método sem considerar a ontologia que o método reflete.
Não é necessariamente o caso que tenhamos que jogar fora o padrão velho de vida (mas talvez), mas temos que por ontologia em primeiro lugar. Temos que ter um amor bem-fundamentada pelas crenças que motivam as nossa ações.
Um ótimo comentário! Obrigado.
ReplyDelete