UMA NOVA VIDA COMEÇA PARA ELES NAQUELE ABRAÇO DADO COM TODA A ALMA. O PASSADO APAGA-SE ANTE A FELICIDADE QUE OS ESPERA: UMA FELICIDADE SEM LIMITES E QUE NÃO TERÁ FIM.
- GRANDE HOTEL Nº 925 - pág 52
Por quê são novelas, filmes de Hollywood e contos de fadas tão atraentes? Por quê é que, quando se começa a assistir um programa de televisão, não se consegue fazer mais nada até o programa terminar?
Todo mundo quer ver os problemas serem resolvidos. Desejamos isso não só para a nossa própria vida, más também para todas as outras pessoas, mesmo para os personagens imaginários.
Faz parte da natureza humana este desejo de sempre ter resolução, ou é um produto da modernidade ocidental?
Queremos soluções imediatas e absolutas. Essas resoluções fazem com que possamos continuar felizes na vida. Mas qual efeito na vida tem essa desejo por uma vida sem obstáculos? Talvez a vida feliz requer que soframos e aprendamos viver com o sofrimento de uma forma feliz. Isto é precisamente porque nem todos os problems podem ser resolvidos nesta vida, muito menos em 30 minutos.
A modernidade trouxe soluções imediatas e boas para muitos dos problemas do mundo, mas a realidade da mortalidade ainda permanece. A realidade da mortalidade - que todos envelhecem e morrem, que a corrupção continua e pessoas sofrem, que o coração nem sempre compreende o razão - é o que nunca podemos deixar.
Enfrentar esses problemas sem cair no niilismo requer religião, ou pelo menos uma ideologia que transcende este mundo. Zen Budismo, por exemplo, exemplifica como viver com as realidades sombrias da vida. Seja qual for, precisamos algo além de soluções rápidas, porque alguns problemas são obstinados
No comments:
Post a Comment